Depois de conversar – virtualmente e pessoalmente – descobri (e demorou quase 2 anos), que não estou conduzindo da melhor forma a educação do Joaquim.
Sim, fiquei assustada e quase entrei numa crise, porque é difícil mudar hábitos.
Então, resolvi burlar a minha ansiedade e ao invés de lamentar por horas, meses ou anos, estou dando um tempo para as coisas acontecerem de forma natural.
Li alguns artigos, comprei outros livros e estou tentando com calma aplicar as coisas possíveis, porque nada acontece de uma hora para a outra.
Sucesso, sucesso ainda não estou tendo. Mas, Joaquim agora entende um pouco melhor a diferença do não e do sim, mas o danado morre de rir quando aplico castigo. Acho que é um riso nervoso, porque ele sacou que as coisas estão mudando, mas é um riso, com uma boquinha deliciosa e cheia de dentes e é difícil não cair em tentação.
Estamos caminhando um dia por vez, certos de que teremos êxito nesta tarefa.
Volto para contar progressos e descobertas emocionais que podem ajudar outras mães.
Bjs.



4 Comentários
Cibele Barreto
Fabi querida!!! Ai... fico alguns dias sem passar por aqui, e quando vejo há um montão de temas novos e interessantes pra comentar. :) Sabe que o tema "educação" é algo que me dá uma pontinha de medo. Medo de não acertar, de não ser firme, de não conseguir que ela entenda. Mas aprendi também que o medo é já o princípio de algo que não vai correr bem, por isso não vale de nada sentí-lo. Sigo o meu instinto, o bom senso e vou em frente. A Clara entrou numa fase chatinha agora, está muito maria madalena e já sabe "manipular" a gente... Diz "não" pra caramba, e grita qdo não consegue o que quer, e tem uma personalidade vincada. Me considero pragmática e paciente, mas às vezes só me apetece (palavrinha portuguesa p/vc, haha) dar uma palmada na bunda dela... mas daí, respiro fundo, dou um tempo para retomar a situação e começo outra vez. Sem dúvida, educar é uma arte, e não é tarefa fácil se queremos que os nossos filhos tenham valores e uma base equilibrada na vida, com respeito, amor e amizade. Depois me manda o nome do livro e editora, quero ver se encontro aqui. Linda, força pra nós! :) Super beijo.
Fabiana Deziderio
Ci. Bom você tocar no assunto :) Porque agora faremos 2 vídeos/semana com o mesmo tema. Assim teremos 2 visões diferentes sobre o mesmo assunto. Já sobre o medo da educação tenho a dizer o seguinte. Assim como a Paula citou, sou um complexo de coisas boas e coisas não tão boas. Rótulos antigos ainda interferem em mim, quero poupar o Joaquim disso. Mas nem sempre isso é possível. O importante é termos uma linha moral (certo e errado), o restante a gente ajusta. Sonho mesmo em criar um menino/homem de bem, mas isso depende de muitos fatores. Bom, estamos tentando da melhor forma possível. O nome do livro é: É Claro que Eu Amo Você... Agora Vá para o seu Quarto! Autor: Levy, Diane Editora: Fundamento bjs grandes. ps: adoro termos portugueses :)
Raquel
Ai Fabi, pra mim esse é o peso de ser mãe, a educação é a parte mais difícil, porque pra "ensinar" vc se vê obrigada a "repreender" a criança por coisas que as vezes vc nem leva tão a sério assim. Esse dias eu estava falando com meu marido que nós cobramos coisas dos nossos filhos que a "gente não faz" ou que a gente não é. Mas que é nossa obrigação, o desenvolvimento do meu filho depende das coisas que eu ensino pra ele. O sentido de certo e errado, de pode ou não pode, vão ditar a pessoa que eles vão ser. E aí vem o peso, porque depende de nós "pais", passar valores, dar limites, nós que os ensinamos a ter discernimento. Ai que tarefa terrivel... Bjssssssss
Fabiana Deziderio
Raquel. Eu entendo que esta necessidade de dar exemplo faz com que tenhamos que mudar coisas em nós que estávamos adiando. Faço terapia pra isso, pra me descobrir como mãe, pra resolver coisas velhas, limpá-las e ser exemplo inclusive nas dificuldades. Falo sempre pro Joaquim que tenho mil dificuldades, mas que não posso me apoiar nisso, tenho que encarar e resolver. A tarefa é difícil sim, mas sairemos mais fortes :) Ps: do jeito que você é dedicada e delicada com teus pequenos, vai ser impossível eles não se tornarem pessoas do bem. Bjs enormes procês!!!
Deixe seu comentário:
O seu comentário será publicado aqui e no seu mural do facebook. Caso o assunto seja delicado fique a vontade para mandar e-mail